Caros alunos, leiam os textos abaixo sobre os principais pensadores renascentistas e respondam as seguintes questões:
1- A foto ao lado está relacionada a qual característica do Renascimento ?
2- Relacione as principais obras dos pensadores renascentistas.
2- Relacione as principais obras dos pensadores renascentistas.
3 -O que defendia cada pensador em suas obras?
4- Qual a concepção de Maquiavel sobre "Ética Cristã"?
5 -Quanto a "natureza humana", qual a concepção de Maquiavel?
6- Qual a idéia de "Poder" defendida por Bodi?
7 -O que defendia Jackes Bossuet, na Assembléia Geral do clero francês em 1681-1682?
8 -Qual o argumento do estudioso Richard Tuck, sobre o LEVIATÃ, de Thomas Hobes?
9 -Leia o texto sobre Ética e Política e em seguida faça uma conclusão relatando as contribuições dos pensadores renascentistas para a época contemporânea, em relação a ética e a política.
Atenciosamente,
Prof. Ruy Reis
Obs. Comentários. Abra o Word e salve suas respostas. Em seguida, copie, abra o link "comentários" ( logo abaixo ), cole suas respostas identificado-se. (nome e número)
Boas Sorte.
15 comentários:
nomes: Daniel dos Santos Souza n°06
Eliezer E. Carvalho n°07
2°C
respostas:
1 - antropocentrismo
2 - NICOLAU MAQUIAVEL : o principe
JEAN BODIN : Six Livres de la République
JACKES BOSSUET : Instruction sur les etats d'oraison (1697) e Relation sur le quietisme (1698)
THOMAS HOBES : Bellum omnia omnes
3 - NICOLAU MAQUIAVEL : tentava alertar o povo sobre os perigos da tirania
JEAN BODIN : soberania é um poder perpétuo e ilimitado, ou melhor, um poder que tem como únicas limitações a lei divina e a lei natural. A soberania é, para ele, absoluta dentro dos limites estabelecidos por essas leis.
JACKES BOSSUET : uma forma de misticismo de contemplação passiva e abandono à presença divina, pregada pelo arcebispo de Cambrai
THOMAS HOBES :cada um de nós tem direito a tudo, e uma vez que todas as coisas são escassas, existe uma constante guerra de todos contra todos
4 - Para a ética cristã, as atitudes dos governantes e os Estados em si estavam subordinados a uma lei superior e a vida humana destinava-se à salvação da alma. Com Maquiavel a finalidade das ações dos governantes passa a ser a manutenção da pátria e o bem geral da comunidade, não o próprio, de forma que uma atitude não pode ser chamada de boa ou má a não ser sob uma perspectiva histórica.
5 - Para ele, a natureza humana seria essencialmente má e os seres humanos quereriam obter os máximos ganhos a partir do menor esforço, apenas fazendo o bem quando forçados a isso.
6 - afirma que a legitimação do poder do homem sobre a mulher e da monarquia sobre a gereontocracia.
7 - Foi o formulador da ideologia gaulesa ou galicana, que estabelecia certos direitos do rei contra o papa, uma questão que sempre fora polêmica. Temendo uma cisão dentro da igreja, entre os partidários do rei e os ultramontanistas
8 - Tuck argumenta que o Leviatã destinava-se a permitir ao monarca exercer autoridade sobre assuntos de fé e doutrina, e que isso marca o apoio de Hobbes à política religiosa da república inglesa do pós-guerra.
1 antropocentrismo
2 Nicolau Maquiavel, em italiano Niccolò Machiavelli,
(Florença, 3 de Maio de 1469 — Florença, 21 de Junho de 1527) foi um
historiador, poeta, diplomata e músico italiano do Renascimento
3 A obra de Maquiavel relaciona-se diretamente com o tempo no qual foi produzida.
O método utilizado por ele rompe com a tradição Medieval ao fundamentar-se no empirismo
e na análise dos fatos recorrendo a experiência histórica da Roma Antiga ganha por ele
em seus estudos.
4 A ética em Maquiavel se contrapõe a ética cristã herdada por ele da Idade Média.
Para a ética cristã, as atitudes dos governantes e os Estados em si estavam subordinados
a uma lei superior e a vida humana destinava-se à salvação da alma. Com Maquiavel a finalidade
das ações dos governantes passa a ser a manutenção da pátria e o bem geral da comunidade,
não o próprio, de forma que uma atitude não pode ser chamada de boa ou má a não ser sob uma
perspectiva histórica.
5 Natureza humana
Para ele, a natureza humana seria essencialmente má e os seres humanos quereriam obter
os máximos ganhos a partir do menor esforço, apenas fazendo o bem quando forçados a isso.
A natureza humana também não se alteraria ao longo da história fazendo com que seus
contemporâneos agissem da mesma maneira que os antigos romanos e que a história dessa
e de outras civilizações servissem de exemplo. Falta-lhe um senso das mudanças históricas.
Como consequência acha inútil imaginar Estados utópicos, visto que nunca antes postos em
prática e prefere pensar no real.
6 A idéia de poder absoluto de Bodin está ligada à sua crença na necessidade de concentrar
o poder totalmente nas mãos do governante; o poder soberano só existe quando o povo se
despoja do seu poder soberano e o transfere inteiramente ao governante.
Para esse autor, o poder conferido ao soberano é o reflexo do poder divino, e, assim,
os súditos devem obediência ao seu soberano.
7 Promoveu uma assembléia geral do clero francês em 1681-1682 cujo documento final
redigiu e na qual ficou definido que o papa era autoridade somente em matéria religiosa.
8 Tuck argumenta que o Leviatã destinava-se a permitir ao monarca exercer autoridade
sobre assuntos de fé e doutrina, e que isso marca o apoio de Hobbes à política religiosa
da república inglesa do pós-guerra.
9
nomes: Franklin moreira bastos 12
Genilson lopes gomes 13
1-Ao antropocentrismo;
2-Nicolau Maquiavel, em italiano Niccolò Machiavelli
(Florença, 3 de Maio de 1469 — Florença, 21 de Junho de 1527)
foi um historiador, poeta, diplomata e músico italiano do Renascimento.Reconhecido como
fundador do pensamento e ciência política moderna.A obra de Maquiavel relaciona-se
diretamente com o tempo no qual foi produzida. O método utilizado por ele rompe com a
tradição Medieval ao fundamentar-se no empirismo e na análise dos fatos recorrendo a
experiência histórica da Roma Antiga ganha por ele em seus estudos.
3-Busto de Maquiavel em Florença no Palazzo Vecchio.
Maquiavel não foi um pensador sistemático.Ele utiliza o empirismo para escrever
através de um método indutivo e pensa em seus escritos como conselhos práticos,
sendo além disso antiutópico e realista.
4-A ética em Maquiavel se contrapõe a ética cristã herdada por ele da Idade Média
Para a ética cristã, as atitudes dos governantes e os Estados em si estavam subordinados
a uma lei superior e a vida humana destinava-se à salvação da alma
Com Maquiavel a finalidade das ações dos governantes passa a ser a manutenção da pátria e o bem geral da comunidade
não o próprio, de forma que uma atitude não pode ser chamada de boa ou má a não ser sob uma perspectiva histórica
5-Natureza humana
Para ele, a natureza humana seria essencialmente má e os seres humanos quereriam obter os máximos ganhos a partir do menor esforço
apenas fazendo o bem quando forçados a isso. A natureza humana também não se alteraria ao longo da história fazendo
com que seus contemporâneos agissem da mesma maneira que os antigos romanos e que a história
6-A idéia de poder absoluto de Bodin está ligada à sua crença na necessidade de concentrar o poder totalmente nas mãos do governante
o poder soberano só existe quando o povo se despoja do seu poder soberano e o transfere inteiramente ao governante
Para esse autor, o poder conferido ao soberano é o reflexo do poder divino, e assim os súditos devem obediência ao seu soberano
dessa e de outras civilizações servissem de exemplo.
7-Promoveu uma assembléia geral do clero francês em 1681-1682 cujo documento final redigiu e na qual ficou
definido que o papa era autoridade somente em matéria religiosa.
8-Tuck argumenta que o Leviatã destinava-se a permitir ao monarca exercer autoridade sobre assuntos de fé e doutrina,
e que isso marca o apoio de Hobbes à política religiosa da república inglesa do pós-guerra.
9-
felipe dos santos teixeira n*10
jorge dos santos galvão n*23
Boa sorte??2c
1- antropocentrismo
2- Nicolau Maquieval sua obra: O principe Maquieval thomas Hobbes autor Leviata jacks Bussuet defendiam a teoria do absolutismo, Jean Bodin ele afirmou legislação do poder do homem sobre a mulher e da monarquia sobre a gereontocracia.
3- Nicolau Maquieval Há os que afirmam ser O Príncipe uma sátira dos costumes dos governantes ou que o autor não acreditaria no que escreveu, baseando esta afirmação na preferência que teria Maquiavel pela República como forma de governo. Contudo o autor também faz críticas a República.[25][26]
Nome: Roberlândia Kelly Soares
nº40 Serie:2ºc
Nome: Thaisa Ribeiro 36
Cintia Bispo 03
2ºC
1-Que o homem é o centro do universo
2-Nicolau Maquiavel:
O principe
Jean Bodin:
Six Livres de la République
Jackes Bossuet:
Instruction sur les etats d'oraison (1697)
e Relation sur le quietisme (1698).
Thomas Hobes:
Meditações sobre filosofia primeira
3-Nicolau Maquiavel
ele foi o primeiro a propor uma ética
para a política diferente da ética religiosa,
ou seja, o fim da política seria a manutenção do Estado.
Jean Bodin
As idéias de Bodin retratam o que foi o Estado Absolutista
no ancien régime de França: um Estado onde se considerava
o poder do monarca como absoluto e de origem divina
(teoria do "direito divino dos reis"); onde a propriedade privada
era inviolável segundo os princípios do direito civil romano (jus),
contando com forte apoio por parte da burguesia mercantil.
Jackes Bossuet
Nessa obra ele desenvolve a doutrina do direito divino segundo a qual,
qualquer governo formado legalmente expressa a vontade de Deus e é
sagrado e qualquer rebelião contra ele é criminosa.
Thomas Hobes
defendia a idéia segundo a qual os homens só podem viver em paz
se concordarem em submeter-se a um poder absoluto e centralizado.
Para ele, a Igreja cristã e o Estado cristão formavam um mesmo corpo,
encabeçado pelo monarca, que teria o direito de interpretar as Escrituras,
decidir questões religiosas e presidir o culto.
4-Para a ética cristã, as atitudes dos governantes e os Estados
em si estavam subordinados a uma lei superior e a vida humana
destinava-se à salvação da alma.
5-Para ele, a natureza humana seria essencialmente má e os seres
humanos quereriam obter os máximos ganhos a partir do menor esforço,
apenas fazendo o bem quando forçados a isso.
6-As idéias de Bodin retratam o que foi o Estado Absolutista no
ancien régime de França: um Estado onde se considerava o poder do
monarca como absoluto e de origem divina (teoria do "direito divino
dos reis"); onde a propriedade privada era inviolável segundo os
princípios do direito civil romano (jus), contando com forte apoio
por parte da burguesia mercantil.
7-Promoveu uma assembléia geral do clero francês em 1681-1682 cujo
documento final redigiu e na qual ficou definido que o papa era
autoridade somente em matéria religiosa.
1- A foto ao lado está relacionada a qual caracteísica do Renascimento ?
2- Relacione as principais obras dos pensadores renascentistas.
3 -O que defendia cada pensador em suas obras?
4- Qual a concepção de Maquiavel sobre "Ética Cristã"?
5 -Quanto a "natureza humana", qual a concepção de Maquiave?
6- Qual a idéia de "Poder" defendida por Bodi?
7 -O que defendia Jackes Bossuet, na Assembléia Geral do clero francês em 1681-1682?
8 -Qual o argumento do estudioso Richard Tuck, sobre o LEVIATÃ, de Thomas Hobes?
9 -Leia o texto sobre Ética e Política e em seguida faça uma conclusão relatando as contribuições dos pensadores renascentistas para a época contemporânea, em relação a ética e a política.
Respostas:
1-Antropocentrismo.
2-NICOLAU MAQUIAVEL escreveu "O Príncipe";
JEAN BODIN escreveu "Six Livres de la République" e "De la République";
JACKES BOSSUET escreveu "Instruction sur les etats d'oraison" e
THOMAS HOBES escreveu "Leviatã".
3-NICOLAU MAQUIAVEL é reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna, pela simples manobra de escrever sobre o Estado e o governo como realmente são e não como deveriam ser.
JEAN BODIN é considerado por muitos o pai da Ciência Política devido a sua teoria sobre soberania. Baseou-se nesta mesma teoria para afirmar a legitimação do poder do homem sobre a mulher e da monarquia sobre a gereontocracia.
JACKES BOSSUET desenvolve a doutrina do direito divino segundo a qual, qualquer governo formado legalmente expressa a vontade de Deus e é sagrado e qualquer rebelião contra ele é criminosa.
THOMAS HOBE explanou os seus pontos de vista sobre a natureza humana e sobre a necessidade de governos e sociedades.
4-A ética em Maquiavel se contrapõe a ética cristã herdada por ele da Idade Média. Para a ética cristã, as atitudes dos governantes e os Estados em si estavam subordinados a uma lei superior e a vida humana destinava-se à salvação da alma. Com Maquiavel a finalidade das ações dos governantes passa a ser a manutenção da pátria e o bem geral da comunidade, não o próprio, de forma que uma atitude não pode ser chamada de boa ou má a não ser sob uma perspectiva histórica.
5-
1 antropocentrismo
2 Nicolau Maquiavel, em italiano Niccolò Machiavelli,
(Florença, 3 de Maio de 1469 — Florença, 21 de Junho de 1527) foi um
historiador, poeta, diplomata e músico italiano do Renascimento
3 A obra de Maquiavel relaciona-se diretamente com o tempo no qual foi produzida.
O método utilizado por ele rompe com a tradição Medieval ao fundamentar-se no empirismo
e na análise dos fatos recorrendo a experiência histórica da Roma Antiga ganha por ele
em seus estudos.
4 A ética em Maquiavel se contrapõe a ética cristã herdada por ele da Idade Média.
Para a ética cristã, as atitudes dos governantes e os Estados em si estavam subordinados
a uma lei superior e a vida humana destinava-se à salvação da alma. Com Maquiavel a finalidade
das ações dos governantes passa a ser a manutenção da pátria e o bem geral da comunidade,
não o próprio, de forma que uma atitude não pode ser chamada de boa ou má a não ser sob uma
perspectiva histórica.
5 Natureza humana
Para ele, a natureza humana seria essencialmente má e os seres humanos quereriam obter
os máximos ganhos a partir do menor esforço, apenas fazendo o bem quando forçados a isso.
A natureza humana também não se alteraria ao longo da história fazendo com que seus
contemporâneos agissem da mesma maneira que os antigos romanos e que a história dessa
e de outras civilizações servissem de exemplo. Falta-lhe um senso das mudanças históricas.
Como consequência acha inútil imaginar Estados utópicos, visto que nunca antes postos em
prática e prefere pensar no real.
6 A idéia de poder absoluto de Bodin está ligada à sua crença na necessidade de concentrar
o poder totalmente nas mãos do governante; o poder soberano só existe quando o povo se
despoja do seu poder soberano e o transfere inteiramente ao governante.
Para esse autor, o poder conferido ao soberano é o reflexo do poder divino, e, assim,
os súditos devem obediência ao seu soberano.
7 Promoveu uma assembléia geral do clero francês em 1681-1682 cujo documento final
redigiu e na qual ficou definido que o papa era autoridade somente em matéria religiosa.
8 Tuck argumenta que o Leviatã destinava-se a permitir ao monarca exercer autoridade
sobre assuntos de fé e doutrina, e que isso marca o apoio de Hobbes à política religiosa
da república inglesa do pós-guerra.
9
franklin 12
genilson 13
Nome: Heidi Cristiana da Silva Nº 16
Nome: Victor Luíz de almeida Souza Nº 38
Respostas das Questões...
1) A Figura está relacionada ao antropocentrismo.
2) As principais obras são:
· Nicolau Maquiavel – O príncipe
· Jean Bodin – De Lá republique e Lá Donomanie de Sorcies
· Jackes Bossuet – Maximes et reflexions sur la comedie
· Thomas Hobes – Leviatã
3) Nicolau Maquiavel é reconhecido por defender a idéia de que o estado e o governo devem ser escritos da maneira como realmente são e não como deveriam ser. Jean Bodin baseou-se nesta mesma teoria para afirmar a legitimação do poder do homem sobre a mulher e da monarquia sobre a gereontocracia. Jacques Bossues foi um dos primeiros a defender a teoria do absolutismo político ele criou o argumento que governo era divino e os reis recebiam seu poder de deus.
4) A ética em Maquiavel se contrapõe a ética cristã herdada por ele da idade Média. Para a ética cristã, as atitudes dos governantes e os Estados em si estavam subordinados a uma lei superior e a vida humana destinava-se à salvação da alma. Com Maquiavel a finalidade das ações dos governantes passa a ser a manutenção da pátria e o bem geral da comunidade, não o próprio, de forma que uma atitude não pode ser chamada de boa ou má a não ser sob uma perspectiva histórica.
5) Para ele, a natureza humana seria essencialmente má e os seres humanos quereriam obter os máximos ganhos a partir do menor esforço, apenas fazendo o bem quando forçados a isso.
6) A idéia de poder absoluto de Bodin está ligada à sua crença na necessidade de concentrar o poder totalmente nas mãos do governante; o poder soberano só existe quando o povo se despoja do seu poder soberano e o transfere inteiramente ao governante.
7) Que o documento final redigiu e na qual ficou definido que o papa era autoridade somente em matéria religiosa.
8) Tuck argumenta que o Leviatã destinava-se a permitir ao monarca exercer autoridade sobre assuntos de fé e doutrina, e que isso marca o apoio de Hobbes à política religiosa da república inglesa do pós-guerra.
9) Com Maquiavel a finalidade das ações dos governantes passa a ser a manutenção da pátria e o bem geral da comunidade, não o próprio, de forma que uma atitude não pode ser chamada de boa ou má a não ser sob uma perspectiva histórica. o Estado pode praticar todo tipo de violência, seja aos seus cidadãos, seja a outros Estados. Ao mesmo tempo, o julgamento posterior de uma atitude que parecia boa, pode mostrá-la má.
Nome: Augusto nº 2
Nome Elizabella nº 8
2º C
Respostas:
1°-A Figura está relacionada ao antropocentrismo.
2°-As principais obras são:
· Nicolau Maquiavel – O príncipe
· Jean Bodin – De Lá republique e Lá Donomanie de Sorcies
· Jackes Bossuet – Maximes et reflexions sur la comedie
· Thomas Hobes – Leviatã
3°-Nicolau Maquiavel é reconhecido por defender a idéia de que o estado e o governo devem ser escritos da maneira como realmente são e não como deveriam ser. Jean Bodin baseou-se nesta mesma teoria para afirmar a legitimação do poder do homem sobre a mulher e da monarquia sobre a gereontocracia. Jacques Bossues foi um dos primeiros a defender a teoria do absolutismo político ele criou o argumento que governo era divino e os reis recebiam seu poder de deus.
4°-A ética em Maquiavel se contrapõe a ética cristã herdada por ele da idade Média. Para a ética cristã, as atitudes dos governantes e os Estados em si estavam subordinados a uma lei superior e a vida humana destinava-se à salvação da alma. Com Maquiavel a finalidade das ações dos governantes passa a ser a manutenção da pátria e o bem geral da comunidade, não o próprio, de forma que uma atitude não pode ser chamada de boa ou má a não ser sob uma perspectiva histórica.
5°-Para ele, a natureza humana seria essencialmente má e os seres humanos quereriam obter os máximos ganhos a partir do menor esforço, apenas fazendo o bem quando forçados a isso.
6°-A idéia de poder absoluto de Bodin está ligada à sua crença na necessidade de concentrar o poder totalmente nas mãos do governante; o poder soberano só existe quando o povo se despoja do seu poder soberano e o transfere inteiramente ao governante.
7°-Que o documento final redigiu e na qual ficou definido que o papa era autoridade somente em matéria religiosa.
8°-Tuck argumenta que o Leviatã destinava-se a permitir ao monarca exercer autoridade sobre assuntos de fé e doutrina, e que isso marca o apoio de Hobbes à política religiosa da república inglesa do pós-guerra.
9°-Com Maquiavel a finalidade das ações dos governantes passa a ser a manutenção da pátria e o bem geral da comunidade, não o próprio, de forma que uma atitude não pode ser chamada de boa ou má a não ser sob uma perspectiva histórica. o Estado pode praticar todo tipo de violência, seja aos seus cidadãos, seja a outros Estados. Ao mesmo tempo, o julgamento posterior de uma atitude que parecia boa, pode mostrá-la má.
Nome: william pessoa e joão alberto
Respostas das Questões...
A Figura está relacionada ao antropocentrismo.
As principais obras são:
· Nicolau Maquiavel – O príncipe
· Jean Bodin – De Lá republique e Lá Donomanie de Sorcies
· Jackes Bossuet – Maximes et reflexions sur la comedie
· Thomas Hobes – Leviatã
Nicolau Maquiavel é reconhecido por defender a idéia de que o estado e o governo devem ser escritos da maneira como realmente são e não como deveriam ser. Jean Bodin baseou-se nesta mesma teoria para afirmar a legitimação do poder do homem sobre a mulher e da monarquia sobre a gereontocracia. Jacques Bossues foi um dos primeiros a defender a teoria do absolutismo político ele criou o argumento que governo era divino e os reis recebiam seu poder de deus.
A ética em Maquiavel se contrapõe a ética cristã herdada por ele da idade Média. Para a ética cristã, as atitudes dos governantes e os Estados em si estavam subordinados a uma lei superior e a vida humana destinava-se à salvação da alma. Com Maquiavel a finalidade das ações dos governantes passa a ser a manutenção da pátria e o bem geral da comunidade, não o próprio, de forma que uma atitude não pode ser chamada de boa ou má a não ser sob uma perspectiva histórica.
Para ele, a natureza humana seria essencialmente má e os seres humanos quereriam obter os máximos ganhos a partir do menor esforço, apenas fazendo o bem quando forçados a isso.
A idéia de poder absoluto de Bodin está ligada à sua crença na necessidade de concentrar o poder totalmente nas mãos do governante; o poder soberano só existe quando o povo se despoja do seu poder soberano e o transfere inteiramente ao governante.
Que o documento final redigiu e na qual ficou definido que o papa era autoridade somente em matéria religiosa.
Tuck argumenta que o Leviatã destinava-se a permitir ao monarca exercer autoridade sobre assuntos de fé e doutrina, e que isso marca o apoio de Hobbes à política religiosa da república inglesa do pós-guerra.
Com Maquiavel a finalidade das ações dos governantes passa a ser a manutenção da pátria e o bem geral da comunidade, não o próprio, de forma que uma atitude não pode ser chamada de boa ou má a não ser sob uma perspectiva histórica. o Estado pode praticar todo tipo de violência, seja aos seus cidadãos, seja a outros Estados. Ao mesmo tempo, o julgamento posterior de uma atitude que parecia boa, pode mostrá-la má.
1-Relacionada ao Antropocentrismo.
2-Principais obras de Nicolau Maquiavel:O Príncipe; Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio.
Jean Bodin: Six Livres de la République (Os seis livros da República).
Jacques Bossuet:: Instruction sur les etats d'oraison; Relation sur le quietisme; Exposição da Fé Católica; História das Variações das Igrejas Protestantes e Discurso sobre a História universal.
Thomas Hobbes: Os elementos da lei e Do cidadão.
3-Nas obras de Nicolau Maquiavel,” O Príncipe , segundo alguns , destinado a que se reabilitasse com os aristocratas, já que a obra era nada mais que um manual da política.Já em Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio,compara as instituições da antiguidade, em especial as da Roma clássica, com as de Florença no período. Assim, seguindo a obra de Tito Lívio, analisa como surgem, se mantém e se extinguem os Estados.
Na obra de Jean Bodin: a dar ao tema da soberania um tratamento sistematizado.
Nas Obras de Jacques Bossuet: defender a teoria do absolutismo político.
Na obra de Thomas Hobbes,ele defendia a questão das relações entre igreja e Estado.
4- Para a ética cristã, as atitudes dos governantes e os Estados em si estavam subordinados a uma lei superior e a vida humana destinava-se à salvação da alma.
5- Seria essencialmente má e os seres humanos quereriam obter os máximos ganhos a partir do menor esforço, apenas fazendo o bem quando forçados a isso. A natureza humana também não se alteraria ao longo da história fazendo com que seus contemporâneos agissem da mesma maneira que os antigos romanos e que a história dessa e de outras civilizações servissem de exemplo. Falta-lhe um senso das mudanças históricas.
6- O poder conferido ao soberano é o reflexo do poder divino, e, assim, os súditos devem obediência ao seu soberano.
Bodin entende, ainda, que da obediência devida às leis natural e divina deriva uma terceira regra, pela qual o príncipe soberano é limitado pelos contratos que celebra, seja com seus súditos, seja com estrangeiros, e deve respeitar tais acordos.
7- Redigiu e na qual ficou definido que o Papa era autoridade somente em matéria religiosa.
8- Richard Tuck como uma resposta para os problemas que o método cartesiano introduziu para a filosofia moral. Tuck dá peso considerável à segunda parte do Leviatã, que lida com espinhosas questões de religião, e especificamente da autoridade em assuntos da fé.
9- Para a moral cristã, predominante na Idade Média, há valores espirituais superiores aos políticos, além de que o bem comum da cidade deve se subordinar ao bem supremo da salvação da alma.
A nova ética analisa as ações não mais em função de uma hierarquia de valores dada a priore, mas sim em vista das conseqüências, dos resultados da ação política. Não se trata de um amoralismo, mas de uma nova moral centrada nos critérios da avaliação do que é útil à comunidade: o critério para definir o que é moral é o bem da comunidade, e nesse sentido às vezes é legítimo o recurso ao mal (o emprego da força coercitiva do Estado, a guerra, a prática da espionagem, o emprego da violência).
Nos dias atuai,a influência de grandes pensadores fez com que algumas pessoas se aprofundasse nesse assunto,fazendo com que tudo o que se foi dito,feito,pensado,imposto,etc...,talvez seja uma forma de se acordar para realidade.
Erika n.09
Larissa n.25
Renata Torres Pereira n°31 2°C
Questões de história
Prof° Ruy Reis
Perguntas
1- A foto ao lado está relacionada a qual caracteísica do Renascimento ?
2- Relacione as principais obras dos pensadores renascentistas.
3 -O que defendia cada pensador em suas obras?
4- Qual a concepção de Maquiavel sobre "Ética Cristã"?
5 -Quanto a "natureza humana", qual a concepção de Maquiave?
6- Qual a idéia de "Poder" defendida por Bodi?
7 -O que defendia Jackes Bossuet, na Assembléia Geral do clero francês em 1681-1682?
8 -Qual o argumento do estudioso Richard Tuck, sobre o LEVIATÃ, de Thomas Hobes?
9 -Leia o texto sobre Ética e Política e em seguida faça uma conclusão relatando as contribuições dos pensadores renascentistas para a época contemporânea, em relação a ética e a política.
Respostas
1)Antropocentrismo.
2)Nicolau Maquiavel - Massacre da noite de São Bartolomeu e O Príncipe.
Jean Bodin - Six Livres de la République.
Jackes Bossuet - Instruction sur les etats d'oraison , Relation sur le quietisme , Maximes et reflexions sur la comedie , Política , Exposição da Fé Católica ,
História das Variações das Igrejas Protestantes e Discurso sobre a História universal.
Thomas Hobes - Leviatã e Do cidadão , Os elementos da Lei e Guerra Civil inglesa.
3)Nicolau Maquiavel defendia o Empirismo.Seu pensamento foi mal interpretado historicamente.
Jean bodin simpatizava-se com teorias calvinistas.Suas obras falavam sobre bruxos e o procedimento seguido.
Thomas Hobes defendia que os homens só podem viver em paz se concordarem em submeter-se a um poder absoluto e centralizado.
4)Para Maquiavel , a ética é contrária a ética cristã , herdada por ele na Idade Média.Para a ética cristã, as atitudes dos governantes e os Estados em si estavam subordinados a uma lei superior e a vida humana destinava-se à salvação da alma. Para Maquiavel , a finalidade das ações dos governantes passa a ser a manutenção da pátria e o bem geral da comunidade, não o próprio, de forma que uma atitude não pode ser chamada de boa ou má a não ser sob uma perspectiva histórica.
5)Para ele, a natureza humana seria essencialmente má e os seres humanos queriam obter os máximos ganhos a partir do menor esforço, apenas fazendo o bem quando forçados a isso.
6)As idéias de Bodin retratam o que foi o Estado Absolutista no ancien régime de França: um Estado onde se considerava o poder do monarca como absoluto e de origem divina , onde a propriedade privada era inviolável segundo os princípios do direito civil romano e contando com forte apoio por parte da burguesia mercantil.
7)Ele defendia que o papa era autoridade somente em matéria religiosa e a doutrina de que a salvação é uma graça concedida apenas a alguns.
8)De acordo com Richard Tuck , é uma resposta para os problemas que o método cartesiano introduziu para a filosofia moral.
9) O texto referente a Política é muito amplo.Dá a definição de política(que não é somente o ao de votar).Fala que hoje , no nosso dia-a-dia , todos usamos a política.Precisamos da política para saber como devemos nos relacionar com o próximo.Sempre respeitando , em busca do bem-estar social e do respeito mútúo.
Esse texto nos dá várias definições de política.E algumas hoje em dia , são mais vistas , notadas que outras.Embora , todas fazem parte do significado de "POLíTICA".
O texto sobre Ética nos dá o significado de ética como sendo o modo de ser , caráter de alguém.E o significado de Moral sendo a definição , limita o que é bom do que é ruim no comportamento das pessoas para uma boa convivencia.
Trata-se também da lei.Que tem princípios éticos.A maioria das profissoes em seu código de ética profissional.Como o médico , por exemplo:ele é obrigado a manter sigilo absoluto sobre a saúde de um paciente.Não podendo divulgá-las a terceiros sem a permissão do paciente.
Ambos os textos abordam assuntos muito interresantes.E merecem , na minha opinião , respeito e espaço para serem discutidos com calma e reflexão , principalmente conhecimento sobre os dois assuntos.Os pensadores renascentistas foram muito importantes porque foi através deles que temos o significado , o conhecimentos desses assuntos.Eles acrescentam muito a nós , hoje , pelos estudos e conclusões.
Nome: Daiane S. Perrucini Nº05 2ºC
Respostas:
1- Antropocentrismo, o homem é o centro do universo.
2- Nicolau Maquiavel: o principe
Jean Bodin: Six Livres de la République
Jackes Bossuet: Instruction sur les etats d'oraison (1697) e Relation sur le quietisme (1698)
Thomas Hobes: Bellum omnia omnes
3-Nicolau Maquiavel: Para a ética cristã, as atitudes dos governantes e os Estados em si estavam subordinados a uma lei superior e a vida humana destinava-se à salvação da alma. Com Maquiavel a finalidade das ações dos governantes passa a ser a manutenção da pátria e o bem geral da comunidade, não o próprio, de forma que uma atitude não pode ser chamada de boa ou má a não ser sob uma perspectiva histórica.
Jean Bodin: As idéias retratam o que foi o Estado Absolutista
no ancien régime de França: um Estado onde se considerava
o poder do monarca como absoluto e de origem divina
(teoria do "direito divino dos reis"); onde a propriedade privada
era inviolável segundo os princípios do direito civil romano (jus),
contando com forte apoio por parte da burguesia mercantil.
Jackes Bossuet: ele desenvolve a doutrina do direito divino segundo a qual,qualquer governo formado legalmente expressa a vontade de Deus e é sagrado e qualquer rebelião contra ele é criminosa.
Thomas Hobes: Defendia a idéia segundo a qual os homens só podem viver em paz
se concordarem em submeter-se a um poder absoluto e centralizado.
Para ele, a Igreja cristã e o Estado cristão formavam um mesmo corpo,
encabeçado pelo monarca, que teria o direito de interpretar as Escrituras,
decidir questões religiosas e presidir o culto.
4-Para a ética cristã, as atitudes dos governantes e os Estados
em si estavam subordinados a uma lei superior e a vida humana
destinava-se à salvação da alma.
5-Para ele, a natureza humana seria essencialmente má e os seres
humanos quereriam obter os máximos ganhos a partir do menor esforço,
apenas fazendo o bem quando forçados a isso.
6-As idéias de Bodin retratam o que foi o Estado Absolutista no
ancien régime de França: um Estado onde se considerava o poder do
monarca como absoluto e de origem divina (teoria do "direito divino
dos reis"); onde a propriedade privada era inviolável segundo os
princípios do direito civil romano (jus), contando com forte apoio
por parte da burguesia mercantil.
7-Promoveu uma assembléia geral do clero francês em 1681-1682 cujo
documento final redigiu e na qual ficou definido que o papa era
autoridade somente em matéria religiosa.
8-Tuck argumenta que o Leviatã destinava-se a permitir ao monarca exercer autoridade sobre assuntos de fé e doutrina, e que isso marca o apoio de Hobbes à política religiosa da república inglesa do pós-guerra.
Nome: Mônica Thaís Nº27 2ºC
Respostas:
1- Antropocentrismo, o homem é o centro do universo.
2- Nicolau Maquiavel: o principe
Jean Bodin: Six Livres de la République
Jackes Bossuet: Instruction sur les etats d'oraison (1697) e Relation sur le quietisme (1698)
Thomas Hobes: Bellum omnia omnes
3-Nicolau Maquiavel: Para a ética cristã, as atitudes dos governantes e os Estados em si estavam subordinados a uma lei superior e a vida humana destinava-se à salvação da alma. Com Maquiavel a finalidade das ações dos governantes passa a ser a manutenção da pátria e o bem geral da comunidade, não o próprio, de forma que uma atitude não pode ser chamada de boa ou má a não ser sob uma perspectiva histórica.
Jean Bodin: As idéias retratam o que foi o Estado Absolutista
no ancien régime de França: um Estado onde se considerava
o poder do monarca como absoluto e de origem divina
(teoria do "direito divino dos reis"); onde a propriedade privada
era inviolável segundo os princípios do direito civil romano (jus),
contando com forte apoio por parte da burguesia mercantil.
Jackes Bossuet: ele desenvolve a doutrina do direito divino segundo a qual,qualquer governo formado legalmente expressa a vontade de Deus e é sagrado e qualquer rebelião contra ele é criminosa.
Thomas Hobes: Defendia a idéia segundo a qual os homens só podem viver em paz
se concordarem em submeter-se a um poder absoluto e centralizado.
Para ele, a Igreja cristã e o Estado cristão formavam um mesmo corpo,
encabeçado pelo monarca, que teria o direito de interpretar as Escrituras,
decidir questões religiosas e presidir o culto.
4-Para a ética cristã, as atitudes dos governantes e os Estados
em si estavam subordinados a uma lei superior e a vida humana
destinava-se à salvação da alma.
5-Para ele, a natureza humana seria essencialmente má e os seres
humanos quereriam obter os máximos ganhos a partir do menor esforço,
apenas fazendo o bem quando forçados a isso.
6-As idéias de Bodin retratam o que foi o Estado Absolutista no
ancien régime de França: um Estado onde se considerava o poder do
monarca como absoluto e de origem divina (teoria do "direito divino
dos reis"); onde a propriedade privada era inviolável segundo os
princípios do direito civil romano (jus), contando com forte apoio
por parte da burguesia mercantil.
7-Promoveu uma assembléia geral do clero francês em 1681-1682 cujo
documento final redigiu e na qual ficou definido que o papa era
autoridade somente em matéria religiosa.
8-Tuck argumenta que o Leviatã destinava-se a permitir ao monarca exercer autoridade sobre assuntos de fé e doutrina, e que isso marca o apoio de Hobbes à política religiosa da república inglesa do pós-guerra.
1 - Antropocentrismo (Homem é o Centro do Universo)
2 - Nicolau Maquiavel - "O Principe";
Jean Bodin - "Six Livres de la République" e "La Démonomanie des Sorciers";
Jackes Bossuet - "Instruction sur les etats d'oraison", "Relation sur le quietisme" e "Maximes et reflexions sur la comedie";
Thomas Hobes - "Leviatã" e "Do Cidadão".
3 - Nicolau Maquiavel - É reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna, pela simples manobra de escrever sobre o Estado e o governo como realmente são e não como deveriam ser.
Jean Bodin - Baseou-se nesta mesma teoria para afirmar a legitimação do poder do homem sobre a mulher e da monarquia sobre a gereontocracia.
Jackes Bossuet - Foi um dos primeiros a defender a teoria do absolutismo político; ele criou o argumento que governo era divino e que os reis recebiam seu poder de Deus.
Thomas Hobbes - Defendia a idéia segundo a qual os homens só podem viver em paz se concordarem em submeter-se a um poder absoluto e centralizado.
4 - A ética em Maquiavel se contrapõe a ética cristã herdada por ele da Idade Média. Para a ética cristã, as atitudes dos governantes e os Estados em si estavam subordinados a uma lei superior e a vida humana destinava-se à salvação da alma.
5 - Para ele, a natureza humana seria essencialmente má e os seres humanos quereriam obter os máximos ganhos a partir do menor esforço, apenas fazendo o bem quando forçados a isso.
6 - A idéia de poder absoluto de Bodin está ligada à sua crença na necessidade de concentrar o poder totalmente nas mãos do governante; o poder soberano só existe quando o povo se despoja do seu poder soberano e o transfere inteiramente ao governante.
7 - Que o documento final redigiu e na qual ficou definido que o papa era autoridade somente em matéria religiosa.
8 - Tuck argumenta que o Leviatã destinava-se a permitir ao monarca exercer autoridade sobre assuntos de fé e doutrina, e que isso marca o apoio de Hobbes à política religiosa da república inglesa do pós-guerra.
9 -
Nomes : Felipe Rodrigues Reis dos Santos Nº 11
Renan de Britto Silva Nº 30
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